Coluna verde – Juliana freitas

Juliana Freitas 3

Vcs se lembram do post que foi aberto para tirarmos nossas dúvidas em relação a paisagismo em varandas de apartamentos?

Pois bem aqui vão algumas dicas da Juliana, semana que vem ainda posto mais algumas.

Dê uma olhada, muitas vezes sua dúvida pode ter sido perguntada.

 

Alice: Minha varanda é pequena. Tenho duas cadeirinhas de rattan e uma mesinha. Lá bate sol até meio dia e as plantas ficam amareladas, eu tenho uma rafia que está tão tristinha... enfim, qual planta posso usar para que tudo fique em harmonia?

Juliana: Oi Alice, normalmente as plantas amarelam por falta de água ou por estarem em ambiente impróprio, como sua Ráfis por exemplo. Ela é uma planta de sombra ou meia sombra. Transfira-a para dentro de casa e vc vai ver como ela vai ficar vigorosa e bem verdinha... Regue 1 vez por semana e não corte as pontas das folhas.

Casa de Valentina - Coluna Jú freitas - Varandona 5

Luarte: Tenho uma varanda que apanha muito sol de amanhã até ao final da tarde. As plantas que lá ponho morrem-me sempre. Haverá alguma que resista a tanto calor?

Juliana: Luarte, existem muitas plantas que resistem à calor e sol direto mas, elas devem ser bem regadas e nutridas. Importante saber se a quantidade de terrados vasos e a qualidade dos nutrientes dessa terra estão de acordo.

Casa de Valentina - Coluna Jú freitas - Varandona 9

0,,20446726,00

Lucila (ok ok não resisti e tb perguntei): Quero muito colocar na minha varanda uma planta trepadeira. Lá, bate sol somente a tarde e, mesmo assim, ela é toda fechada com vidros. Queria saber se existe alguma planta adequada para o ambiente.

Juliana: Se a sua trepadeira tiver onde apoiar-se para crescer vc pode usar o Jasmim Estrela que gosta de sol e tem um perfume maravilhoso. Se quiser também pode usar a primavera topiada que você compra com formato de copa arredondada e pode manter sua forma com podas de controle de crescimento.

Obs: O jasmim estrela é o mesmo que usou na casa dela.

Minha varanda ocupa toda a extensão do apartamento. Recentemente comprei umas plantas frútíferas para cá, pois o sol bate no meio da manhã e depois volta no meio da tarde. Coloquei um pé de figo, outro de jabuticaba, dinheiro em penca, uma pimenteira e um girassol (todos em vasos). Como tem chovido bastante, a rega tem sido feito pela natureza, mas meu girassol ameaça morrer. Tem como salvá-lo? Será que é muita água para ele? É melhor colocá-lo dentro de casa? As pimentas que eram roxas ficaram todas vermelhas: é normal ou é por causa do sol? Dentro de casa elas estava11889245369LW9Pnm muito brancas. As plantas que escolhi são boas?

Juliana: A escolha das plantas é boa sim, são todas espécies de sol pleno. Verifique se o solo está apenas úmido ou se está ficando encharcado. Se estiver sobrando muita água, tente refazer a drenagem dos vasos. Não leve seu girassol para dentro de casa mas, procure ajuda de um profissional para verificar se ele não apresenta nenhum tipo de doença.

www.julianafreitas.com.br

3 comentários:

  1. não acho nada fácil decorar varandas com plantas. Gostei muito das dicas. Vou esperar as da semana que vem! Obrigada. Thaisa

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma dúvida: vou me mudar para um apartamento de frente pra praia, nono andar e eu gostaria muito de ter plantas na varanda. La bate sol o dia todo, o que sugere?

    ResponderExcluir
  3. Luuuuu!
    Essa minha vida sem blog(buá! rs)viu?!
    Só agora vi minha varanda aqui no seu lindo blog!
    Adorei o post!

    Bjinhos

    ResponderExcluir

E vc, o que acha? Comente.