Open House Eliana: uma casa Santa Fé

Há bastante tempo quero fazer esta postagem. Além da casa ser LINDA, acho que é a primeira casa estilo Santa Fé aqui do blog.

Antes de começar vale lembrar de onde vem este estilo: Novo México, EUA.
Santa Fé

O Santa Fé nasceu com a chegada dos Anasazis (antigo povo indígena que viveu onde hoje é o Four Corners) na região. Na época eles subiam suas casas em adobe, material que era capaz de manter as casas aquecidas no inverno e frescas nos dias ensolarados. As construções eram planejadas ao redor de uma praça central, chamada kiva, e as casas dispostas lado a lado.

Mais tarde, com a chegada dos imigrantes espanhóis e mexicanos, essas pequenas vilas transformaram-se em casas individuais, e seus pátios viraram jardins internos.

Outros detalhes do estilo Santa Fé, como telhados retos, cores quentes e madeiramento exposto, são fáceis de serem percebidos na casa da Eliana.



Mas, acima de qualquer estilo, esta casa emana uma história própria. Então, vale a pena observar cada detalhe. Enjoy!

Casa para mim é introspecção, intimidade, aconchego, tesouro.

Lembra-se dos piratas que cruzavam o mundo, recolhiam  preciosidades e as depositavam em cavernas? Elas só se abriam para poucos, quando a senha, Abre-te Sezamo era pronunciada.

O mundo das interioridades é meu ofício, nele viajo e dele recolho o que as pessoas têm de mais precioso. Sou assim uma guardiã dos segredos da alma. Em minha casa deposito, cultivo, e guardo este tesouro. Nela eles estão a salvo e a senha é: Abre-te vida.

Bjs Eliana


Obs: vale contar que a Eliana é psicóloga e amiga de toda minha família. Sim, isso mesmo, de TODA família. Coisa rara uma pessoa despertar o interesse e a atenção de pessoas de 15 a 80 anos.








Neste dia, quem preparou o almoço foi o chef  Gui Fernandes, especialista em ir na casa da gente e fazer aqueles almoços e jantares transados com  dicas que os convidados sempre adoram.

Um chef que além de preparar comidas deliciosas, é um show a parte. O tel dele é (11) 9835-9912 ou chef_gui@hotmail.com.



    E aqui a foto do Tico que é o restaurador oficial da Eliana. Ele é um artista ituano que transforma qualquer madeira em algo maravilhoso, janelas viram quadros, portas viram chapeleiras e tudo pode gerar algo inesperado. 

Em suas mãos os móveis mais detonados aparecem como verdadeiros tesouros e de um monte de madeira de demolição faz portas e janelas sólidas e imponentes, além de entender de música como um mestre.

O tel do Tico é (11) 9517-1351.

Fotos: Marcia Peluffo Zahran :)

20 comentários:

  1. Oi Lucila,
    Adorei essa casa!!
    Tem umas fotos lindas do seu blog no meu, dá uma olhadinha....\
    www.leschosesdemarie.blogspot.com
    Parabéns por todo o capricho!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lucila, fiquei boba com esse pátio interno!!!! Que lugar de sonho... tão acolhedor e com cara de paraíso! E a fonte de mosaicos, OOOOOOOOHHHHH!!!!! Amei demais esse post! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Linda a casa da Eliana! O estilo Santa Fé, pra mim, é pesado demais por conta das cores fortes, mas ela conseguiu deixar um clima muito aconchegante na casa. O pátio é lindíssimo! Meu sonho de consumo pra minha futura casa açoreana! E imagina se o telefone do Tico já não foi pra agenda!!! Vivo no RJ, mas tenho um casebre em Sampa e assim que mexer por lá, adivinhe pra quem vou ligar! Adorei o post...

    ResponderExcluir
  4. Nossa... amei o pátio, as palmeiras, as cores...Infelizmente aqui na Alemanha nao consigo fazer um ambiente assim, quente... Ainda mais com palmeiras! Quem me dera! To tentando ao máximo ativar a minha criatividade para conseguir um ambiente gostoso assim, dentro do que me é permitido!

    ResponderExcluir
  5. Love this house. Absolutely fabulous.

    ResponderExcluir
  6. Ai que lugar divino.....amei tudo tudo tudo....sou louca pra construir minha própria casa, moro em apartamento, mas detesto.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Lú, arrasouuuuu!
    A casa da Eliana é maravilhosa!
    Rica em todos os ângulos, dê os meus parabéns à ela!!!
    Vou te mandar um email, pq depois de ver esse post, achei quem pode me ajudar com um probleminha aqui! rsrs
    Tô indo te escrever!

    bjbj

    ResponderExcluir
  8. Ohhhhh!!! sencillamente fantástico!!! Qué hermosa casa, llena de magia y de inspiración!!!Me imagino sentada en cualquiera da sus ambientes y me transporta!!! me encanta ese estilo...Gracias por ofrecernos esas pausas refrescantes en nuestras vidas...Besos!!!

    ResponderExcluir
  9. Lu, linda a cas!! Como eu queria saber trabalhar com madeira assim, pensei até em fazer um curso de marcenaria para dar os primeiros passos..depois claro, restauraçao..aiaia vai achar tempo bjs!!

    ResponderExcluir
  10. Ola, uma coisa interessante e o espaço externo do ambiente com muito verde, a arquitetura como nunca vi igual, fiquei pensando conhece-la, uma casa assim, postar mais por favor.
    fidelis

    ResponderExcluir
  11. Linda casa: acolhedora e alegre!

    ResponderExcluir
  12. Lu, adorei este post. A casa da Eliana tem uma magia... a gente fica feliz só em chegar. Este pátio interno é um abraço acolhedor ao visitante. E uma casa que abraça colorido só pode ter energia legal. Amei ver Tico e Gui, bjs AnaK

    ResponderExcluir
  13. Muito colirio esse post viu ? Amo o estilo mexicano, italiano, espanhol com cores quentes e muita terracota.

    ResponderExcluir
  14. Sempre gostei deste tipo de casa, mas não sabia da história da vila.
    Quanto ao pátio interno eu adoro, fiz em minha casa, mas em um estilo mais moderno.
    Um pátio interno é tudo de bom!!!
    Bjs,Ana

    ResponderExcluir
  15. Lucila, eu tenho que confessar que estou cheia de emoção ao ler este post. Além de toda história e intimidade que ele revela, eu fiquei que nem uma boba viajando e imaginando como seria lindo se meui casamento fosse realizado num lugar assim. Que perfeição!
    Parabéns, realmente adorei!
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucila,

    Que linda essa casa. É um paraíso. Adorei tudo como sempre.

    Beijcoas

    ResponderExcluir
  17. Seems like a retreat...I love the coziness of the whole place. Reminds me of my dad's country. :)

    Jen Ramos
    'Cards & Prints You'll Love...'
    www.madebygirl.com
    madebygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ameeeeeiiii!!!!Que lindooo!!! Dá vontade de ficar sentada em um desses bancos só admirando e vendo o tempo passar.

    ResponderExcluir
  19. Lucila,
    Amei esta casa. Vc sabe informar qual o nome da cor da janelas ou do tom?
    beijos e curto muito seu blog.
    Margaret Puntel

    ResponderExcluir
  20. Jussara Taís Bara Araújo11/10/2010, 14:18

    Esse pátio é a síntese da felicidade...

    ResponderExcluir

E vc, o que acha? Comente.