Coluna verde – Juliana Freitas

Juliana Freitas 3

Novidades, novidades, novidades! Temos uma nova colunista aqui no blog, a Juliana Freitas (www.julianafreitas.com.br).

Estamos ensaiando esta coluna há um tempão. Afinal, sempre quando surgem perguntas e dúvidas sobre paisagismo acabamos recorrendo ao tio Google.

A coluna começa mesmo do começo, contando um pouco sobre os detalhes e cuidados necessários para se pensar em um projeto de paisagismo completo.

Preocupação com os detalhes

Após anos estudando arquitetura e mais de dez anos trabalhando com paisagismo, confirmo a máxima de que o acabamento e a preocupação com os detalhes são fundamentais para qualquer projeto ou decoração de ambientes. Isso também é verdade nos projetos de jardins e áreas externas.

Casa de Valentina - Coluna Jú freitas - Sítio 10

É muito fácil criar uma área ajardinada, mas é definitivamente trabalhoso projetar um jardim seguro, limpo, durável, funcional e belo.

Primeiramente porque estamos lidando com a Natureza e assim os projetos já, de início, são afetados pela incerteza e as surpresas que invariavelmente devem ser previstas. Em segundo lugar, estamos falando de paisagismo, ou seja, criação de paisagens ou ambientes para serem utilizados por pessoas.

Casa de Valentina - Coluna Jú freitas - Amélia 2Casa de Valentina - Coluna Jú freitas - Amélia 1

Por este prisma, o trabalho de arquitetura deve ser encarado com muito mais seriedade e comprometimento do que se pode imaginar em um início de carreira. A arquitetura e o paisagismo estão relacionados com a arte, aspectos estéticos e harmonia, mas também estão vinculados a responsabilidades técnicas e a atenção aos detalhes.

Casa de Valentina - Coluna Jú freitas - Amélia 3Lidar com as pessoas, imaginá-las utilizando um espaço seguro e confortável, aliando estes aspectos a seus sentimentos e sonhos, é uma grande responsabilidade. Por isso, o detalhe, o mínimo detalhe, desde a criação do projeto, quando nos fechamos no escritório e trabalhamos exclusivamente com a mente, até sua implantação, em meio à confusão e movimento de uma obra ou reforma, é um aspecto essencial para minha profissão.

Em um projeto de paisagismo, podem ser abrangidos projetos específicos de escadas, iluminação, drenagem de águas pluviais, ergonometria, além da segurança de uma piscina por exemplo, espaços de lazer úteis, plantio de espécies atóxicas para evitar ocorrências desagradáveis com crianças ou animais de estimação, espinhos em locais perigosos, árvores e palmeiras em locais adequados para seu desenvolvimento, plantas que atraem determinadas espécies de animais, que podem não ser bem vindos, etc.

Enfim, um projeto depende de detalhes e a preocupação com eles é que faz de um simples jardim, um jardim perfeito. Isso para mim é trabalhar com paisagismo.

Obs: as últimas fotos são do escritório da Amélia Tarozzo.

5 comentários:

  1. Adorei as dicas e adoro novos colunistas!!!!! É tão bom convidar amigos e pessoas talentosas pra dividir nosso espaço e trazer novidades e curiosidades, né? Parabéns, Lucila e Juliana!!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bem vinda Juliana!!!

    Adorei o post-debut!
    Bjux!

    ResponderExcluir
  3. Achei lindo, Juliana! Meu irmão está arrumando jardim da casa dele e eu havia sugerido extamente isto a ele. Vou falar p/ ele acessar para conferir! Quem sabe ele se anima ainda mais?
    Bj: carol Carneiro
    Depois, se quiser, dá um pulinho no meu blog: blogcarolcarneiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso, sou estudante de Design e quero ser tbm paisagista, amo tudo sobre o assunto.
    Adorei o post e estarei acompanhando como td nesse blog ;)
    Bjo e seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Jú!!!

    Assim que conseguir mudar para uma casa, com certeza vou querer suas dicas e seu bom gosto lá!

    Bjão e saudades
    Carla Freitas

    ResponderExcluir

E vc, o que acha? Comente.