Open House: a escada da Renata

Nas minhas navegações pela net encontrei o blog da Renata, o Frango com Banana. Conversa vai, conversa vem e aqui esta ela apresentando parte de sua casa para nós.

Casa de valentina - Frango com Banana - escala inspirada na Lina Bo Bardi 1
Meu marido, Flavio, é arquiteto e apaixonado pelos modernistas Le Corbusier e Lina Bo Bardi. Ao longo da nossa história, fomos arquivando idéias que queríamos na nossa casa. Em uma viagem à Salvador, no começo do namoro, visitamos o Solar do Unhão e ficamos encantados com a escada espiral da Lina, que domina o salão do Museu de Arte Moderna da Bahia.  

A nossa casa é um grande loft. A entrada social fica no nível da rua e se concentra no piso inferior. Ao entrar, vê-se o pé direito duplo, que tem mais de 7 metros. Para ligar esses dois pisos precisávamos de uma escada lindona e, na hora, meu marido pensou na escada da Lina. A nossa tem proporções muito menores, mas também é impactante. Ela foi toda feita em madeira, somente com encaixes, sem nenhum prego. Para não escondê-la e dar segurança colocamos um corrimão de vidro.

Casa de valentina - Frango com Banana - escala inspirada na Lina Bo Bardi 2


Nas fotos dá para ver atrás da escada a parede de taipa de pilão, outra coisa que amamos. A cor rosada da terra dá um charme extra, além disso, gosto muito de suas imperfeições e trincas.
No piso superior fica a minha suíte e meu escritório, no inferior, a cozinha, sala de jantar, TV, quarto da minha filha e de hóspedes. Sei que o quarto dos pais longe do da filha é estranho para muitos, mas para nós funciona super bem. Nosso quarto tem privacidade e com a babá eletrônica monitoramos o que está acontecendo no quarto da Lorena.

Casa de valentina - Frango com Banana - escala inspirada na Lina Bo Bardi 3


Outra coisa que acho muito legal é o piso da minha sala: concreto polido, como os dos postos de gasolina. Na época da obra um posto da cidade estava em reforma e acabamos contratando o mesmo fornecedor. Depois, ele foi impermeabilizado e é mantido com cera líquida incolor. Super prático, tanto é que lavo-o com esguicho.

Casa de valentina - Frango com Banana - escala inspirada na Lina Bo Bardi 4

11 comentários:

  1. Uau que escada maravilhosa!
    Muito legal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Conheço bem essa escada!! É linda mesmo! Parabéns, Flávio!!
    bj

    ResponderExcluir
  3. A escada é bonita sim e gostei do piso. Bem prático. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Uau! que beleza! A escada é maravilhosa, e com esse corrimão de vidro então........... E o piso? Sempre quis ter em casa um piso desse. Ainda não consegui. Quem sabe na próxima reforma.
    Vocês estão de parabéns.
    abs

    ResponderExcluir
  5. Muito chique! Muito limpo!

    ResponderExcluir
  6. Humm
    Gostei...mas...E quem é supersticioso, sobe esta escada como? rsrs
    bj

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Que escada maravilhosa! E que blog lindo!!!
    Cheiros!

    ResponderExcluir
  8. Achei tudo maaaaravilhoso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Linda, é realmente uma tarefa difícil definir escadas. Aqui em casa ficamos vários dias estudando, pesquisando, até que deu o click ... ufa achamos.

    ResponderExcluir
  10. Essa escada do Sola do Unhao é realmente espetacular!
    A da sua casa ficou maravilhosa e o piso tambem ficou muito bonito!

    ResponderExcluir

E vc, o que acha? Comente.