Cama x janela

Outro dia uma prima estava comentando sobre a decoração dos quartos nas novelas da Globo e apontou para a localização das camas, que quase sempre estão abaixo de uma janela.

E não é que é verdade! Depois reparem vcs tb. Mas o fato é que essa disposição é bem polêmica, já ouvi algumas pessoas falando que energeticamente não é legal e até os que têm receio de cair pela janela.

Bom, de qualquer forma, vale pensar.

Casa de Valentina - Mi Casa es su CasaCasa de Valentina - via elements of style - cama de costas para parede 2

Casa de Valentina - via elements of style - cama de costas para janela 1 

Fotos: Mi Casa Su Casa e Elements of Style

18 comentários:

  1. Nossa! q coincid6encia! Ontem minha mãe comentou que só em novela a cabeceira da cama fica na frente da janela...

    ResponderExcluir
  2. Trabalho com decoração de interiores e é impressionante como os meus clientes observam os cenarios das novelas e querem repetir a mesma coisa em seus lares.É com falei, se trata de um CENARIO e portanto as técnicas de docorão são outras.Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Na TV as camas estão abaixo de uma janela por razãos técnicas. Considerando a variedade de cenas durante a produção, facilita o diretor de fotografia na hora de marcar a luz. Em cinema é mais facil quebrar a regra por se tratar de uma obra fechada , possibilitando maior controle do fotografo.

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe é aquiteta e diz que a janela tem que ficar livre pra ser as pessoas tenham acesso.

    ResponderExcluir
  5. Lucila, acho que depende muito da janela e da disposição dos móveis. A cama da primeira foto está perfeita na janela, talvez por se tratar de uma casa no interior ou no campo, com poucos móveis no quarto. Ao menos esta é minha primeira impressão.

    Já na segunda, a cama é pesadíssima (verde musgo na cama, gosto duvidoso) e há uma cortina enorme tapando a janela. Acho que passa uma sensação parecida com a que sentimos no banheiro após um banho bem quente, ou a visão embaçada depois de horas de piscina. Tenho até vontade de espirrar!

    O modelo francês da cama, no entanto, é belíssimo - fazemos muito na Oficina Inglesa. Ficaria lindo com uma boa escolha de tecido. Eu particularmente não gosto e não recomendo veludo, mas há quem goste e dependendo da cor, pode ficar bem bonito.

    ResponderExcluir
  6. Eu também já tinha reparado nesse truque global. Além de tudo que já disseram aí em cima, acho que essa disposição também cria um clima na cena: se é dia, noite, entardecer, sol, chuva.

    ResponderExcluir
  7. Já tinha reparado em outras novelas bem mais velhas, inclusive do Manoel Carlos (qdo a Helena era a Regina Duarte e tinha uma filha com síndrome de Down). "Vale a pena ver de novo", rsrsrs.
    Acho que na novela fica muito bonito pra mostrar o tempo da novela , mas prefiro acesso livre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Particularmente (e sendo arquiteta) gosto muito da ideia, principalmente porque acho uma delícia acordar com a variação da luz. E a gente nem fica abrindo e fechando janelas o dia todo... Dependendo do espaço, é possível ter circulação atrás da cama - ou a gente vira criança de novo e sobe ali mesmo pra lidar com a janela. Esses "não pode" geralmente são questionáveis quando a gente começa a considerar a real apropriação do espaço...
    Ótimo que apareçam uns exemplos pra fazer pensar!

    ResponderExcluir
  9. Certo está o Fábio, aqui nos comentários. É tudo questão técnica. Necessitam de luz, então colocam a cama em frente a janela. Reparem que sempre tem uma luzinha ou claridade, fazendo as vezes de sol ou de luz de rua. Puro cenário.
    Marcela

    ResponderExcluir
  10. I liked the first bedroom very much. Too refreshing and the second one I like these beds so much.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a Paola, a iluminação que vem pela janela quebrada é claro pela cortina cria um clima fantástico, agora o cliente aceitar uma cama na janela .... na maioria das vezes eles não querem saber do espaço em si, ficam falando; não gosto de cama virada para a janela, não gosto de cama virada para a porta etc, cada um com sua crendice....

    ResponderExcluir
  12. A minha cama fica debaixo de uma janela! Pura coincidência, não fui influenciada pela Rede Globo!!!! hahahahaha
    Beijos
    Karina

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Aqui em casa a cama fica debaixo da janela, mas por falta de espaço mesmo. Os únicos problemas reais que tenho são incidência direta de luz sobre mim e poeira. Nunca caí da janela (Rsrs!) e a energia é muito boa por aqui!!
    Beijins,
    Andrea Guim do Blog'Arte

    ResponderExcluir
  14. Acho que fica lindo, mas nada prático!
    Só vale mesmo pra novela e revista.
    Beijo!

    casadenos2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha reparado nisto e pensava como fica bonito na novela, mas não aqui em casa.
    Mas pensando no que o Fábio falou, realmente é muito fácil criar uma ligação de tempo com o expectador "usando" a luz que vem da janela.

    ResponderExcluir
  16. sempre, desde criança, coloquei minhas camas em baixo de janelas, não sei porque mas sempre tive essa preferencia.
    acho que não tem nada mais gostoso do que ficar em cima da cama e poder pensar olhando a vida la fora.
    mas agora fiquei realmente curiosa em saber porque algumas pessoas consideram isso energeticamente ruim, porque?

    ResponderExcluir
  17. Segundo o Feng Shui o pior possivel sao os pes apontando para a porta do quarto. Tambem nao da para dormir embaixo de vigas ou prateleiras.

    ResponderExcluir
  18. Olá, estarei decorando meu quarto, porém estou com muitas dúvidas... ao entrar pela porta do meu quarto minha janela fica logo de frente..colocarei meu guarda-roupa ao lado direito, pois a porta do meu banheiro ficará dentro do guarda roupa, estou com um espelho grande que não sei em que parede colocar, não acredito nessas crenças de energia positiva ou não..para mim o que ficar mais bonito melhor será rsrs, queria pedir uma ajuda...ficaria legal colocar a cama em baixo da janela? qual o tamanho certo de cortina devo usar?...ou devo colocar minha cama virada para o guarda-roupas? a parede da porta já foi instalado o ar (split), devo colocar o espelho nesta parede ou na parede em frente ao guarda roupas? por favor me ajude.... =)

    Beijos

    Brena

    ResponderExcluir

E vc, o que acha? Comente.