A linguagem das flores

Dizem que um inglês, em visita à Turquia no século XVIII, teria feito a seguinte comentário: “Aqui pode-se brigar, censurar, mandar cartas de paixão, amizade ou civilidade, ou mesmo notícias, sem nunca ter de sujar os dedos com tinta”. O código dos turcos era o uso de flores para expressar sentimentos. Cada espécie tinha um significado e uma “carta” bem feita podia comunicar praticamente qualquer combinação de sentimentos.

Casa de Valentin - decor de Michael Pertenio - detalhesCasa de Valentina - Everything Fabolous

O curioso costume teria logo chegado à França, onde inventou-se uma linguagem de símbolos florais. Publicada em 1819, o Le Langage des Fleurs, tornou-se uma das referências favoritas e as flores atrairam poetas românticos em toda Inglaterra.

“Doces flores sozinhas podem dizer o que a paixão tem medo de revelar”, disse o porta Thomas Hood (1799-1845) no poema “A Linguagem das Flores”.

Já na era vitoriana flores não só significavam diferentes sentimentos, mas a maneira como eram oferecidas e aceitas tinham significado. Uma simples rosa vermelha aberta era sinal de admiração pela beleza feminina. Contudo, oferecer um botão com espinhos e folhas queria dizer: “Temo, porém com esperança”. Se a destinatária respondesse recatadamente com o botão virado para baixo, o gesto queria dizer: “Não deves temer, nem ter esperança “. Se a jovem pusesse a flor recebida nos cabelos, o gesto significava cautela, mas se a colocasse sobre o coração, significava que o amor era correspondido.

Casa de Valentina - caixa com flores via Brabourne Farm
Casa de Valentin - decor de Michael Pertenio - galhos floridos

Eternos símbolos do amor, as rosas ganharam até linguagem própria. As vermelhas simbolizam as emoções apaixonadas, as cor-de-rosa estariam ligadas aos amores sublimes, as brancas ao amor puro e incondicional, mas as amarelas são misteriosas - uns dizem que simbolizam o ciúme, enquanto outros afirmam que estão ligadas aos amores afortunados. É interessante também que até a forma de arrumar os vasos pode expressar algum sentimento: uma única flor num vaso demonstra elegância e intimidade; várias delas, formando arranjos grandes e compactos inspiram alegria e confraternização.

Se quiser saber mais alguns significadosde flores clique aqui.

Casa de Valentina - via Martha Stewart - mesa tradicional sem jogo americano

Obs: vale notar a coposiçãoo desta mesa de madeira sem nenhum jogo americano. Bem elegante e moderno sem perder o ar tradicional da composição.

Fotos: Michael partenio, Everything Fabulous e Brabourne Farm e Martha Stewart. Fonte: jardimdeflores.com.br

12 comentários:

  1. Nossa, que lindo! Não conhecia o significado das flores. Muito interessante este seu post.
    Vou citá-lo no meu blog.
    Beijos

    http://utilidadesemcasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. No Iran medieval a linguagem das flores era complexa e utilizada pela alta corte. A linguagem cifrada permance hoje sobretudo na Inglaterra. Amei seu post, tudo a ver com a primavera do hemisferio norte (apesar da neve andar persistindo, ai-ai...)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post! Amo aprender através dos blogs, é muito bom...

    ResponderExcluir
  4. Interessante o post! Eu só compro flores brancas ou amarelas, nao sei por que! Vou pesquisar para saber o significados das cores em geral, nao só das rosas!
    bjs
    Cin

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lá!
    Amo flores e plantas! Já tenho até meus vidrinhos prontos pra elas, mas aqui tem um probleminha chamado NINA - a gata! A danadinha adora comer, brincar e destruir todas as flores que coloco por aqui!!! E é claro, que ela faz isso à noite, quando não tem ninguém pra vigia-lá!! Então, flores só de vez em quando...
    Amei as fotos!!!
    Beijins!

    ResponderExcluir
  6. amei o post... muito bacana... estou com saudades das lindas imagens das festas na sua casa e da sua mae...

    ResponderExcluir
  7. Ofereço=lhe uma rosa vermelha, pelo seu bom gosto de sempre.

    ResponderExcluir
  8. quem não gosta de flores? impossivel achar alguem! eu adoro flores pela casa, em qualquer lugar, de qualquer forma e cor =)

    bjo

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante!inclusive seu blog com tantas maravilhas.Bitocas tenha uma bela semana!

    ResponderExcluir
  10. Oi linda!
    Eu amoooo flores..
    se pudesse teria em todos os cantos da casa! hehehe

    Um bejo grande, flor. ;D

    ResponderExcluir
  11. Adoro flores e os arranjos que você postou são lindos . Vou lá ver outros significados.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post aula. Aprender aqui é delicioso.
    Abraço

    ResponderExcluir

E vc, o que acha? Comente.