Um dos maiores designers “quase” nacionais! Mas este post não tem a pretensão de contar a biografia ou a importância dele para o design brasileiro, isso vcs perceberão nas imagens.
Recentemente houve uma exposição do designer na Artemobília, em SP, de onde vieram as fotos deste post.
Nascido em Varsóvia em 1922, Jorge Zalszupin chegou no Brasil 1949, 3 anos depois de ter se formado em arquitetura na Romênia. Depois da experiência em seu escritório paulista desenhando móveis e residências exclusivas, associou-se a um grupo de marceneiros e passou a fabricar móveis feitos artesanalmente para escritórios. Assim nasceu famosa l’Atelier que em pouco tempo passou a trabalhar com produções seriadas.
Em 1970 a L’Atelier foi vendida para a Laminação Brasil e Zalszupin passou a dirigir o departamento de pesquisa e desenvolvimento da fábrica. Neste momento teve a ter a sua disposição uma equipe maior de designers que passou a trabalhar como um laboratório de criação. A partir de então, com a estrutura da fábrica e a equipe formada o arquiteto passou a desenvolver peças em plástico injetado, firmou a marca Eva de utensílios domésticos, cadeiras de polipropileno e outras dezenas de novas idéias para a época.
Porém, a crise de 1980 afetou profundamente o grupo Forsa (proprietário da Laminação Brasil) e sua equipe de designer foi dissolvida. Os coordenadores Oswaldo Mellone e Paulo Jorge Pedreira abriram seus escritórios individuais e Jorge Zalszupin dedicou-se exclusivamente a arquitetura, atividade que nunca abandonara.
Em 2005 a Etel passou a produzir vários dos itens projetados por Zalszupin para l’Atelier privilegiando os objetos da fase artesanal da empresa.
Fonte: Ethel Leon e Flickr Fulaninho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lucila, amei a mesa e o móvel da segunda foto. Nunca tinha ouvido falar do Jorge Zalszupin, mas o trabalho dele é realmente muito bom! Bjs!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar, mas gostei de ver desde pequenininha... Lindos, meu estilo de móveis!
ResponderExcluirSe é que eu tenho um...
Mas enfim, a-do-rei!
Bjs
http://casadefazdeconta.blogspot.com
Os móveis são lindos...me fez pensar...
ResponderExcluirA crise dos anos 80 dissolveu uma coisa muito linda que tava acontecendo...ao mesmo tempo, se não houvesse esse silêncio...será que teria esse valor?
Lu, o mais lindo dele para mim é a cadeira Dinamarquesa...! Vc precisa por uma foto dela. Para mim, uma das melhores peça do desing brasileiro! Confortável, delicada, elegante e única. Uma escultura!
ResponderExcluir