Na casa com a Flávia

Flávia Começo de ano é sempre tempo de colocarmos em prática as resoluções que tomamos no final do ano.

Outro dia, de bobeira na net encontrei na Wikipedia a palavra sustentabilidade e sua definição “colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido”.

Para mim, com certeza, 2010 será o ano da sustentabilidade no sentido mais amplo que a palavra possa assumir.

Ouvi uma vez a seguinte história que nunca mais me saiu da cabeça: “quando eu era jovem e livre e minha imaginação não tinha limites eu sonhei em mudar o mundo. Quando fiquei mais velho e sábio descobri que o mundo não poderia ser mudado então eu estreitei minha visão e decidi mudar o meu país. Mas esse também parecia imutável...
Já no entardecer da minha vida, no meu último gesto desesperado, me empenhei em mudar minha família e amigos, mas eles também não mudaram...
Agora já velho, eu realizo subitamente: seu eu apenas tivesse mudado os meus hábitos diários meu exemplo teria sido seguido pela minha família. Com encorajamento e inspiração deles talvez meu país seria melhor. E quem sabe... talvez até teria conseguido mudar o mundo!”

Ou seja , o menor gesto pode sim fazer toda a diferença.

Reciclem! Reciclem papel, reciclem plástico, reciclem vidro. Mas, principalmente reciclem seus hábitos. Livrem-se daquilo que não tem mais sentido em prol de uma vida melhor.
Eu?  Vou começar reciclando meu guarda roupa! Será?!

Dicas para se tornar um eco-friendly e não um eco-chato

Já que este mês tem show vamos começar citando Hetfield: “Open doors so I walk inside...” é isso aí!

Abram as portas que eu vou entrar - e mostrar passo a passo que estética e sustentabilidade podem e devem andar lado a lado.

E como temos muito o que conversar sobre o assunto esta coluna será divida em partes ok, semana que vem virei com mais informações sobre o tema.

Iluminação
Concordo que não dá para substituirmos todas as lâmpadas halógenas de casa por lâmpadas econômicas, mas podemos mesclar bastante e conseguir uma economia de energia bem maior.

Vamos dividir por áreas:
• Para área de serviço e wcs é mais simples. Com certeza recomendo lâmpadas fluorescentes (caso o branco incomode podemos usar as lâmpadas amarelas – super 83) como já falei em outra coluna, essas lâmpadas evoluíram muito e hoje em dia o índice de reprodução de cor chega a 90%.
• Para áreas sociais podemos utilizar a velha e boa sanca (repaginada lóooooogico) e dentro dela utilizar lâmpadas fluorescentes. Neste caso, indico que se coloque uma gelatina amarela pois mesmo a flúor mais amarela não tem aquele aconchego das halogenas. Mas isso é bem simples e barato, dê uma olhada:

Imagem1

Pode-se usar também para sancas as mangueiras de iluminação (que eu aconselho colocar sempre de duas para minimizar seu efeito rajadinho e também por ser muito fraca) ou mais moderno os trilhos de Led.

O problema do Led é que o custo inicial ainda é salgado, mas como dura em média 12 anos sem manutenção, livre de UV e de calor, acaba gerando uma economia mínima de 50%, ou seja, vale investir.

Costumo usá-los em prateleiras (como trilho) e também em balizadores (luminárias próximas do piso) por não queimarem mãos e pés.

Revestimentos

Madeiras: ecologicamente corretas podem ser obtidas de fontes renováveis. Eucalipto, Pinus e Lyptus de reflorestamento são exemplos de madeiras que têm um crescimento rápido e, portanto, alta rotatividade. Imagem2
Existem também diversas madeiras que levam o certificado FSC, que garante tanto a qualidade no manejo florestal quanto a origem da matéria prima. Neste caso, temos varias opções como cabreuva, cedro, cumaru-cetim, teca e cerejeira.

A cadeira ao lado do designer Jorge Zalszupin dos anos 50, reeditada pela Etel (aliás todos os produtos da Etel são certificados, além de ter um design incrível) com braços de sucupira e estrutura de imbaúba certificados pelo FSC.

Aproveite também e use e abuse da madeira de demolição!
Abaixo foto de painel feito com canela de demolição. Por sinal, vale lembrar que neste projeto o piso que existia não fazia muito a cabeça dos donos da casa. Trocar? Que nada, para aproveitarmos o piso antigo tingimos de preto e VOILÀ um piso novinho em folha!

Imagem3

E nesta outra sala usei peroba de demolição cortada beeem fininhas com apenas 2cm!

Imagem4

Tecidos e Fibras

Aproveite que tecidos orgânicos e fibras estão em alta!
Além de biodegradáveis (descartado, um tecido de algodão demora 10 anos para decompor enquanto um tecido de – irrrrrrrrght- poliéster demora 100) eles têm aquele look chic simples que só os tecidos naturais possuem.

O sofá que segue foi revestido inteiro com Lona de caminhão 100% algodão da Regatta tecidos.

Imagem5

Outro tecido super bacana é a Locomotiva Eco Juta, que é uma combinação entre Juta (40%) e Algodão (60%). A cultura da juta é auto-sustentável e renovável anualmente sem precisar de fertilizantes, queimadas ou desmatamentos.

assento_revestido_lona_meio1_290x217A JRJ também está com tecidos incríveis e ecológicos, certificados dentro do critério de avaliação LEED (Leadeaship in Energy and Environmental Design). Um exemplo é a lona BR100, que é a mesma usada pelos caminhoneiros e reciclada com direito a remendos e carimbos que só comprovam sua história.

Ao lado o tecido foi utilizado em uma poltrona de Aurelio Martinez Flores feito com caixas de feira.

 
Além da lona de caminhão, a JRJ também produz lonas artesanais e um produto que, particularmente, acho um charme, que é o sac de café feito de juta.
Notam alguma semelhança?

Imagem7  Imagem8

A Seda artesanal também é uma ótima pedida. Super resistente, antialérgica, absorve a umidade, é resistente ao calor e... que mais dizer? É seda ! Precisa mais?
E ainda pode ser usada de varias formas: revestimentos, estofados, tapetes ou cortinas.

Outra dica é a Nani Chinellato, além de ter produtos lindos, são todos super estudados e cuidadosamente feitos. Essa é uma loja que eu AMO de paixão!

Na foto abaixo o revestimento da parede de fundo é de palha de seda e o tapete (também na Nani) é de algodão, juta e... seda!

Imagem9

Imagem10Nossa, tem tanta coisa bacana que acabo me empolgando demais.

Dá para acreditar  que este tapete lindo aí ao lado é feito de garrafas de Pet em tear manual??? Quem faz é a designer Claudia Araujo.

Só mais uma prometo. Olha esse xale feito e crochê com fio da viscose do bambu! Da Zizi Maria.

Imagem11

Bom, aguardem que semana que vem tem mais sobre o assunto!

7 comentários:

  1. As dicas foram maravilhosas pra quem quer desfrutar desse planeta por mais tempo, mas em meio ao belo.
    E por falar nisso, que gelatina é essa que foi posta na sanca para dar o tom amarelado?

    ResponderExcluir
  2. Adorei a coluna! Boas dicas e sugestões para quem esta montando uma casa. Obrigada. Camila

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Flá, até já ouvi Metallica hj rssss Bjs Lú

    ResponderExcluir
  5. Nossa Flávia que aula deliciosa sobre produtos sustentáveis, A D O R E I.
    Sabe, acho muito sutil a linha entre pessoas que acreditam na sustentabilidade e os eco-chatos, mas estou percebendo que dá pra ter qualidade de vida e pensar nas gerações futuras, aos mesmo tempo, graças a tecnologia e a capacidade que o homem tem de se reinventar, diante das necessidades.
    Grande beijos
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  6. Flávia,
    onde consigo as gelatinas para as lâmpadas?
    Obrigada, sua xará,
    Flávia

    ResponderExcluir
  7. Oi Flávia, tudo bem?
    você pode encontrar as gelatinas (na verdade são como uns canudos que vc coloca a lampada dentro) na Lumini ou na Artlux que é especializada em arte cênica.o site é www.artlux.com.br
    um beijo
    Flá

    ResponderExcluir

E vc, o que acha? Comente.