Na casa com a Flávia

Por Flávia Gerab Tayar

FláviaQuando penso em Natal é instantâneo, penso em verde e vermelho! Não sei porque... é igual falar em carnaval que já me vem o verde e rosa. Depois penso naquele velhinho gordinho que da vontade de morder de tão fofo.

Preciso decorar a minha árvore, e hj já é dia 14. Bolas, estrelas, luzes, laços - como eu amo os laços!!! Preciiiiiiiiiiiso de uma guirlanda e também preciiiiiiiiiiso de um boneco de neve…

Quer saber? Sei que cada item acima tem sua simbologia, e não quero desdenhá-los, mas o Natal tem que ser mais que isso, e no meio de tanto corre corre as vezes acabamos nos esquecendo do principal.

Cansei de ser tradicional este ano! Aliás, porque fazer tudo sempre do mesmo jeito? Vou fazer o meu Natal mais colorido, mais simples e espontâneo. Assim, quem sabe me sobra mais tempo para enfeitar a vida!

Por via das duvidas só não vou me esquecer de colocar as luzes, afinal ELE disse “sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas” e se ELE disse, quem sou eu para discordar!

JINGLE BELLS!!!

Fotos nada tradicionais para inspirar sua decoração natalina, e de quebra um conto de um dos maiores escritores brasileiros, que em matéria de inovações e “invencionices” só dá ele!

clip_image002clip_image002[4]

"TODOS foram à vila, para missa-do-galo e Natal, deixando na fazenda Tio Bola, por achaques de velhice, com o terreireiro Anjão, imbecil, e a cardíaca cozinheira Nhota. Tio Bola aceitara ficar, de boa graça, dando visíveis sinais de paciência. Tão magro, tão fraco: nem piolhos tinha mais. Tudo cabendo no possível, teve uma idéia. Não de primeira e súbita invenção.

clip_image002[38]clip_image002[42]

Apreciara antes a ausência de meninos e adultos, que o atormentavam, tratando-o de menos; dos outros convém é a gente se livrar. Logo, porém, casa vazia, os parentes figuravam ainda mais hostis e próximos. A gente precisa também da importunação dos outros. Tio Bola, desestimado, cumpria mazelas diversas, seus oitentas anos; mas afobado e azafamoso. Quis ver visões.

clip_image002[24]clip_image001[4]

Seu espírito pulou tão quanto à vila, a Natal e missa, aquela merafusa. Topava era tristeza - isto é, falta de continuação. Por que é que a gente necessita, de todo jeito, dos outros? Velho sacode facilmente a cabeça. A idéia lhe chegou então, fantasia, passo de extravagância.

clip_image002[6]clip_image002[10]

- "Mecê não mije na cama!" - intimara a Nhota, quando, comido o leite com farinha, ele fingia recolher-se. Não cabia no quarto. Natal era noite nova de antiguidade. Tomou o aviso e voltou-se: estafermado, no corredor, o Anjão fazia-lhe pelas costas gesto obsceno. Ordenou-lhe então - trouxesse ao curral um boi, qualquer!
Saiu o Anjão a obedecer, gostava do que parecesse feitiço ou maldade. E no pequeno cercado estava já o burro chumbo, de que os outros não tinham carecido. Sem excogitamento, o burrinho dera a Tio Bola o remate da idéia.
Lá tora o escuro fechava

clip_image002[18]clip_image002[14]

O Anjão no pátio acendera fogo, acocorava-se ante chama e brasa. Esse se ria do sossego. Também botara milho e sal no cocho, mandado.
Natal era animação para surpresas, tintins tilintos, laldas e loas! O burro e o boi - à manjedoura - como quando os bichos falavam e os homens se calavam.
Nhota, em seus cantos, rezava para tomar ar, não baixando minuto, e tudo condenava. Tio Bola esperava que o Anjão se fosse, que Nhota não tossisse mas adormecesse.

clip_image002[30]clip_image002[36]

Estava de alpercatas, de camisolão e sem carapuça, esticando à janela pescoço e nariz, muito compridos. Os currais todos ermos, menos aquele... Tremia de verdade. Veio, enfim, à sorrelfa; a horas. Pelas dez horas. Queria ver. Devagar descera, com Deus, a escada. Burro e boi diferençavam-se, puxados da sombra, quase claros. Paz. Sem brusquidão nem bulir: de longe o reconheciam.
Os olhos oferecidos lustravam. Guarani, boi de carro, severo brando. Jacatirão, prezado burrinho de sela.

clip_image001clip_image002[20]

Tio Bola tateou o cocho: limpo, úmido de línguas.
Empinou olhar: a umas estrelas miudinhas. Espiou o redor - caruca - que nem o esquecido, em vivido. Tio Bola devia distrair saudades, a velhice entristecía-o só um pouco. Riu do que não sentiu; riu e não cuspiu. Estava ali a não imaginar o mundo.
Por um tempo, acostumava a vista.
Nhota dormia, agora, decerto; até o Anjão. Os outros, no Natal, na vila, semelhavam sempre fugidos... Quem vinha rebater-lhe o ato, fazer-lhe irrisão? De anos, só isto, hoje somente, tinha ele resolvido e em seu poder: a Noite, o curralete, cheiro de estercos, céu aberto, os dóis dredemente - gado e cavalgadura. Boi grosso, baixo, tostado, quase rapé. Burro cor de rato. Tão com ele, no meio espaço, de-junto. Caduco de maluco não estava. Não embargando que em espírito da gente ninguém intruje. Apoiou-se no topo do cocho. Bicho não é limpo nem sujo. Ia demorar lá um tanto. Só o viço da noite - o som confuso?

clip_image002[16]clip_image002[22]

O Anjão, rondava. Nhota, também, com luz em castiçal, corria a casa; não chamava alto, porque lá a doença não lhe dava fôlego. Turro, o boi ainda não se deitara, como eles fazem - havia de sentir falta do Guaraná, par seu de junta. Burro não deita: come sempre, ou pára em pé, as horas todas. A gente podia esperar, assim como eles, ocultado num ponto do curral. Tudo era prazo.
Deitava-se no cocho? Não como o Menino, na pura nueza... O vôo de serafins, a sumidez daquilo. Mas, pecador, numa solidão sem sala. E um tiquinho de claro-escuro.

clip_image002[12]clip_image001[6]

Teve para si que podia - não era indino - até o vir da aurora. Que o achassem sem tino perfeito, com algum desarranjo do juizo!
Tão gordo fora; e, assim, como era, tinha só de deixar de fora seus rústicos cotovelos. Agora, o comichar, uma coceira seca. Viu o boi deitar-se também - riscando primeiro com a pata uma cruz no chão, e ajoelhando-se - como eles procedem. O mundo perdeu seu tique-taque. Tombou no quiquiri de um cochilo. Relentava. Ouviu. O Anjão estava ali, no segundo curral, havia coisa de um instante.
Que se aquietasse, pelo prazo de três credos.

clip_image002[26]clip_image002[28]


Manteve-se. A hora dobrou de escura. Meia-noite já bateu? Abriu olhos de caçador. Dessurdo, escutou, já atilando. Um abecê, o reportório. Essas estrelas prosseguiam o caminhar, levantadas de um peso. Fazia futuro. O contrário do aqui não é ali... - achou. O boi - testo lento, olhos redondos. O burrinho, orelhas, fofas ventas. Da noite era um brotar, de plantação, do fundo. A noite era o dia ainda não gastado. Vez de espertar-se, viver, esta vida aos átimos... Soporava. Dormiu reto. Dormindo de pés postos.

clip_image002[34]clip_image002[32]

Acordou, no tremeclarear. Orvalhava. A Nhota dormia também, ali sentada no chão, sem um rezungo. O Anjão, agachado, acendera um foguinho. Conchegados, com o boi amarelão e o burro rato, permaneciam; tão tanto ouvindo se passarinhos em incerta entonação.
A estrela-d'alva se tirou. Já mais clareava. As pretas árvores nos azulados... O Anjão se riu para o sol. Nhota entoava o Bendito, não tinha morrido. Cantando o galo, em arrebato: a última estrelinha se pingou para dentro.

clip_image002[46]clip_image002[50]


Tio Bola levantou-se - o corpo todo tinha dor-decabeça. Deu ordens, de manhã, dia: o Anjão soltasse burro e boi aos campos, a Nhota indo coar café. Os outros vinham voltar, da vila, de Natal e missa-do-galo. Tio Bola subiu a escada, de camisolão e alpercatas, sarabambo, repetia: - 'Amém, Jesus!'" João Guimarães Rosa

clip_image002[44]clip_image001[8]

11 comentários:

  1. Flavia, cada ideia linda, linda! Adorei os biscoitos pendurados nos galhos e os bonequinhos de jujuba... tudo muito fofo!!!! E eu prefiro enfeites não-tradicionais! Afinal, o velhinho todo encasacado não combina com o Natal de um país tropical!!!! Adoro seus posts! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, gostei dos enfeites não convencionais, precisamos variar um pouco no Natal!!!!!
    Beijos
    Empreit

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!! Flávia, depois nos mostra a sua casa pronta para o Natal! Renata

    ResponderExcluir
  4. Hummmmm esses biscotos na árvore... Tentarei fazer para os filhos. Bjs Ká

    ResponderExcluir
  5. Tudo muito lindo!
    Qta idéia boa e bonita,simples tb!
    Adorei a árvore pendurada,vou copiar,rsrsrs
    Bj!

    ResponderExcluir
  6. puxa! quanta coisa linda!

    eu também estou procurando inspiração para um Natal diferente agora que moro na praia e nossa ceia será ao ar livre, mas se não for verde, vermelho e dourado não é Natal pra mim...rs

    por enquanto só fiz a guirlanda, quero comprar um arbusto (nada de pinheiro, ciprestre e tuia que não vai bem aqui) e enfeitá-lo com bolinhas e lacinhos vermelhos, e luzinhas piscantes naturalmente!

    as fotos que vc selecionou servem de inspiração, gostei muito.

    beijo
    Juju

    ResponderExcluir
  7. Oiiiii,
    Tudo bem? Estou passando por aqui para dar aquela espiadinha básica e para avisar que tem novidade na Loja Ilustrada. Quando der passe lá e conheça minhas "Divas".
    Se gostar e puder me ajude a divulgar.
    Beijo,
    Nádia

    ResponderExcluir
  8. Idéias super legais, pena que já montei a minha árvore... Realmente é preciso pensar no natal de um jeito mais brasileiro!

    ResponderExcluir
  9. Flá!!
    Que luxo de post de Natal!!!
    Tudo bem selecionado e lindo!! Fiquei com vontade de fazer Natal em casa!!
    Love u!!!
    Beijocas e parabéns!!

    ResponderExcluir

E vc, o que acha? Comente.