Entrevista: StudioDupla

Casa de Valentina - StudioDupla - mesa coloridaLogo que conheci o StudioDupla fiquei hipnotizada com suas peças e móveis. Além de extremamente criativas são carregadas de um humor inteligente que não é fácil de ser traduzido em objetos.

Então, estou bem contente em publicar no Casa de Valentina uma pocket entrevista com o Tuca Corazza que, junto com o Lúcio Carvalho, são as mentes criativas destas peças incríveis.

CV: Como começou o StudioDupla? Casa de Valentina - StudioDupla - lumin'aria l^ampada

TC: Em 2006 a Conceito Firmacasa (Sônia Diniz) encomendou uma linha de produtos para mim e para o Lúcio Carvalho baseada no surrealismo.

Criamos então algumas estampas que eles utilizaram para fazer: almofadas, estofado de poltronas e cadeiras e alguns objetos , como a Luminária Lâmpada que acabou virando nosso logotipo.  A coleção foi um sucesso e então decidimos montar uma pequena empresa de design de objetos que chamamos de StudioDupla - porque é uma dupla Tuca e Lúcio.

CV: Os objetos e móveis do Studio são bem diferentes dos que encontramos por aí e têm um a linguagem bastante particular. O que os inspira?

TC: Como a primeira coleção que criamos foi inspirada no surrealismo e foi um grande sucesso, identificamos que o mercado de decoração estava carente de objetos inusitados e tudo era muito sério, sem humor. Daí resolvemos criar peças que parecem uma coisa, mas na verdade é outra ou as 2 coisas. Eu explico: temos um revisteiro que é montado sobre uma base de MDF com 4 rodinhas que vira um banquinho, ou uma taça de vinho que vira uma luminária!

Casa de Valentina - StudioDupla - banco revisteiro          Casa de Valentina - StudioDupla - cupula vela

CV: Conte um pouco sobre o processo de pesquisa e criação do Studio.

TC: As viagens são a nossa maior fonte de inspiração, somado aos clássicos livros e revistas de design e claro hoje em dia a WEB.

No ano passado fomos ao Japão. Tudo é design neste país, até o papel que as lojas embrulham os pacotes transpiram design , as ruas , os sinais de trânsito, a própria escrita japonesa é uma obra de design... uma fonte de inspiração!!!

Casa de Valentina - StudioDupla - Espelho gileteCV: É possível escolher uma peça que melhor represente o trabalho de vcs?

TC: achamos nossa luminária lâmpada a cara do StudioDupla , é simples: uma lâmpada , mas envolve materiais muito contemporâneos como a acrílico e o corte a laser, sugere uma "nova idéia" afinal a Lâmpada é quase um sinônimo de uma idéia. A nossa linha TRECOS também adoramos , numa bandeja ou numa fruteira temos pequenas imagens de : gilete, lâmpada, pato de borracha , granada, beija-flor, cifrão $ , etc... é um acúmulo de coisas ...

 

CV: E para quem adora design, quais as dicas de livros/revistas/sites/blogs vcs sugerem?

TC: Olha, a lista é bem extensa... as revistas nacionais lemos todas: Casa Claudia, Casa Vogue, Viver Bem, Casa e Jardim, D´Casa, Casa e Decoração... todas mesmo. 

Livros de design, quanto mais, melhor. Mas adoramos especialmente os da editora Taschen... são maravilhosamente bem feitos.

Existe um site de design que indicamos a todos: www.yatzer.com. É feito por um grego que pinça o melhor do design, arquitetura, moda e decoração do mundo. Vale a pena conferir!

E aqui vão mais algumas peças do StudioDupla (studiodupla.blog.terra.com.br)

    Casa de Valentina - StudioDupla - bandeija cavalete    Casa de Valentina - StudioDupla - Backlight relicário

Casa de Valentina - StudioDupla - Espelho - cadeira cavalo    Casa de Valentina - StudioDupla - mesa tronco

5 comentários:

  1. Coisas sensacionais, a criatividade é tudo! Beijos e ótima semana!
    Obrigada por dar mais uma dica genial!!

    ResponderExcluir
  2. Lindas peças mesmo! adorei o banco colorido e as luminarias de santos, um charme!
    beijoos

    ResponderExcluir
  3. adorei as cúpulas e o espelho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Diferentes e originais!
    Adorei! Principalmente o revisteiro/banco e taça/luminária :)

    Beeijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lucila, muito obrigada por ser uma das primeiras a comentar no meu blog pessoal! Fiquei muito feliz porque você tem um dos blogs que mais visito, em razão do conteúdo bem elaborado e dos textos sempre bem escritos. Alé, do que adoro arquitetura e decoração e aprendo um pouquinho mais sobre o assunto a cada post seu. Respondendo a sua pergunta, eu uso o Windows live writer pra escrever os posts e minha vida ficou muito mais fácil depois que descobri o programa. Ele oferece algumas possibilidades de efeitos nas fotos e outros recursos que o editor do blogspot não oferece. E dá pra editar dois blogs nele, é só configurar o programa pra isso. A Fabi, do blog Favas, fez um post sobre o Windows Live Writer há algumas semanas. Dá uma olhadinha lá:http://www.favasdesign.com/2009/11/editando-postagens-no-blog.html

    Beijão e sucesso!

    ResponderExcluir

E vc, o que acha? Comente.