Entrevista: Ana Braga

Tive o prazer de conhecer o trabalho da Ana Braga na Craft deste ano. Já fiz aqui uma postagem com suas luminárias. Mas agora vai o post completo: peças + poket entrevista.

Há 2 anos a artista inaugurou a Ilustres Iluminados, sua linha de luminárias feitas manualmente com estrutura em cobre, ferro, inox e alumínio trabalhadas com diversos materiais que dão forma às suas criações. Com tiragem de no máximo 5 unidades, as peças são praticamente exclusivas pois cada uma apresenta traços e contornos próprios e desenha na parede sombras e gestos diferentes.

Aqui vai o contato da artista e uma pequena amostra de seu trabalho:
anabraga2008@gmail.com
Pendente de 3 focosLinha
CV: Ana, como nasceu o Ilustres Iluminados?
AB: Eu queria uma luminária nova e na época estava sem dinheiro. Como na minha casa tinha muita coisa que daria para fazer uma ... fiz. E achei bom fazer...e sigo acreditando em fazer ... é bom.
Bordado Abajour
CV: Quando nos conhecemos lembro que você comentou que optou por montar seu ateliê em casa. Essa escolha influencia seu processo de criação e produção, uma vez que que vive cercada pelas suas peças ?
AB: Sem dúvida me ajuda bastante a ficar mais concentrada com desenvolvimentos dos projetos no dia a dia. Tanto a idéia quanto a execução vão caminhando juntas. Mas também me divide com o aspirador de pó ligado e o barulho auto da geladeira rsssssss.
CascataHomem lata
CV: Percebo no seu trabalho uma liberdade enorme no uso dos materiais e nas formas. Como acontece essa criação, você pensa antes na forma que pretende dar as peças e depois busca o material adequado ou elas surgem no próprio manuseio da matéria prima?
AB: Acho que é um pouco de tudo. O material fica muito em exposição para ser pensado e manuseado, e eu, passando o olho a todo momento... uma hora alguns se encontram numa idéia e vão virando projetos. Mas também tem a questão pratica junto, fazer as estruturas em ferro...o Anderson, que é meu parceiro nas luminárias e serralheiro, é quem faz a peça em ferro... e tudo junto para realizar a idéia.
RendadoRolinhos recicláveis
TeiaXadrez
E para minha grata surpresa, qual é a novidade que a Ana me mostra:
Frontal
Esta prateleira incrível desenhada, executada e produzida por ela com ferro escovado.
Estante cópia
A estante e a luminária, que conversam e dão todo charme para a sala.
Lustreb de dia
Um espetáculo a parte!
Lindo - de noite
E em outro ambiente da casa, uma parede especial, toda desenhada por sombras e contornos.
Sombras na parede
Desenho
Adorei!

3 comentários:

  1. Adoro luminária...abajur...lindos!

    ResponderExcluir
  2. A entrevista com Ana mostra o quanto nossa criatividade por falta de dindin ou por querer aproveitar algo em desuso, pode nos tornar artistas consagrados e competentes.
    Adorei o post


    bjks

    ResponderExcluir

E vc, o que acha? Comente.